sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Exame de faixa 2008







Foto 'oficial' da nossa turma no dia da entrega das faixas e encerramento das aulas. Tivemos dez graduados à afaixa azul e um, nosso pequeno Tomás à faixa cinza. Parabéns à todos!


O obi (faixa) compõe o judogui e tem a função fundamental de amarrar o wagui (jaqueta). Em alguns países incluindo o Brasil é adotado pelas federações um sistema de cores em sequencia que são trocadas anualmente e acabam por indicar o tempo de prática de cada atleta.

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Apresentação






Olá!
Seja bem vindo ao Judô, eu sou o professor Fabio e temos muito que aprender a partir de agora.
O Judô foi idealizado no Japão, como Educação Física, com princípios educativos e de cuidado com a saúde física e mental. Ele pode ser praticado a partir dos quatro anos e durante toda a vida. O Judô é tido também como um caminho de vida, pois a disciplina praticada na luta pode ser aplicada no cotidiano individual e social. Valores como auto-conhecimento, auto-controle, concentração, memorização, concessão e benefícios mútuos são conteúdos estudados no Judô. Hoje em dia é também um esporte praticado e assistido em todo mundo, envolvendo não só atletas, técnicos e parentes, mas outros setores como: instituições oficias, competições, indústria e comércio esportivo, etc.
As aulas contam com o apoio da Secretaria de Turismo e Meio Ambiente de Bocaina de Minas que disponibilizou o local e os horários para o projeto. O dojô (área de aula) será na Casa da Cultura, antiga Escolinha Bühler (Maringá de Minas). Por não ter ainda financiamento institucional para as despesas*, o projeto receberá doação mensal mínima de dez reais de cada aluno inscrito e freqüente às aulas. Serão aceitas também doações de materiais como, quimonos (novos ou usados), tatamis, livros e revistas sobre Judô, etc.
É importante que os alunos tenham em casa a “pasta do Judô” para guardar todo material de aula, como apostilas, diplomas, revistas, artigos, etc. É necessário também que os alunos tenham atestado médico recomendando ou restringindo a prática esportiva.

* A previsão para despesas em prazos diferenciados são: reposição e ampliação do dojô, remuneração de professores, transporte e inscrições em competições e eventos, taxas de Federação e Confederação, material didático, etc.

Yama (montanha)

Judô fora do dojô

Neste sentido Jigoro Kano enunciou cinco princípios extensíveis ao meio social:
Qualquer um deve prestar bastante atenção e cuidado no relacionamento consigo e com as outras pessoas;
Tomar a iniciativa;
Considerar amplamente, agir decisivamente, sem hesitar e sem segundo pensamento;
Saber parar. Quando um predeterminado ponto tiver sido alcançado, esta é a hora de cessar a aplicação da técnica, ou não;
Caminhe uma única trilha, tornando-se, nem convencido com a vitória, nem quebrado com a derrota, sem esquecer, cuidado e cautela quando tudo está calmo, ou torna-se assustador quando um perigo ameaça.
Muitas pessoas permitem tornar-se irritadas por razões triviais. O Judô pode ajudar algumas delas a aprender a se controlar. Através do treinamento, ela, rapidamente perceberá que a irritação é um gasto ineficiente de energia e que só trás efeitos negativos para si e para os outros.
O treino de Judô é extremamente benéfico para aqueles a quem falta autoconfiança ou persistem traumas do passado. O Judô nos ensina a olhar para o melhor curso possível da ação e ajuda a entender a quão triste é o gasto da energia. Assim, Paradoxalmente, o homem que falhou e o que foi ‘picado’ pelo sucesso estão exatamente na mesma posição: têm sempre que decidir o que farão depois, escolher que curso os levará ao futuro. Os ensinamentos do Judô lhes dão o mesmo potencial para o sucesso.

Princípio


“O princípio da eficiência máxima, quando aplicado à arte da defesa/ataque ou para o refinamento e aperfeiçoamento da vida cotidiana exige, acima de tudo, que haja ordem e harmonia entre as pessoas. Isto só pode ser realizado através da ajuda mútua e concessão. O resultado é o bem estar e benefícios mútuos. (...) Através do Judô, as pessoas, individual e coletivamente, obtêm um estado de espírito elevado, ao mesmo tempo em que desenvolvem seus corpos e aprendem a arte de ataque e defesa.”


Jigoro Kano

Fundação

Em junho de 2008.

Em Maringá, no espaço cedido pela Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente de Bocaina de Minas.

O dojô mede 40 m2.